Uma introdução do Budismo Kadampa

O Budismo Kadampa é uma tradição especial do budismo mahayana fundada por Atisha (982-1054) um mestre budista indiano em grande parte responsável pela reintrodução do budismo no Tibete no século XI. “Ka” refere-se a todos os ensinamentos de Sutra e de Tantra transmitidos por Buda, e “dam” refere-se às instruções especiais de Atisha conhecidas como “Etapas do Caminho”, ou Lamrim em tibetano. Os budistas kadampas incorporam em sua vida diária o conhecimento de todos os ensinamentos de Buda. Os Geshes Kadampas, os seguidores de Atisha, não eram apenas grandes eruditos, mas também praticantes espirituais de imensa pureza e sinceridade.

O que é a NKT – IKBU?
A Nova Tradição Kadampa – União Budista Kadampa Internacional (NKT – IKBU) é uma associação internacional de Centros de estudo e de meditação do budismo mahayana, que segue a tradição budista Kadampa fundada pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso (foto).

Todos esses Centros seguem os três Programas de Estudo da Nova Tradição Kadampa  e são guiados por um código de disciplina moral denominado Regras Internas da NKT – IKBU.

Para mantê-los juntos sob a proteção de uma entidade legal, todos os Centros da NKT – IKBU são membros de uma entidade beneficente budista internacional denominada “New Kadampa Tradition – International Kadampa Buddhist Union (NKT – IKBU)”.

A entidade beneficente, legalizada na Inglaterra, tem um estatuto completamente democrático, no qual a autoridade é compartilhada por um Diretor Espiritual Geral e um Diretor Espiritual Suplente, uma equipe de administradores e os próprios Centros membros. Nas reuniões gerais da entidade beneficente, cada Centro NKT – IKBU mantém um “Projeto Internacional de Templos”, cujo objetivo geral é introduzir a fé budista da Nova Tradição Kadampa ao público e em particular, dar exemplo da prática budista por meio de serviços ao público. Para efetivar esse objetivo, a NKT – IKBU enfatiza continuamente o desenvolvimento em todo o mundo de:

 

• Centros Budistas Kadampa locais;
• Centros de Meditação Kadampa regionais;
• Templos Budistas Kadampa internacionais;
• Centros Internacionais de Retiro;
• Editoras Tharpa;
• Escolas Primarias Kadampa

Uma tradição budista independente
A NKT é uma tradição budista lega e inteiramente independente, e a NKT – IKBU não tem aflições políticas.
Embora a linhagem da NKT, de Je Tsongkhapa ao Venerável Geshe Kelsang Gyatso, seja constituída por lamas tibetanos, a NKT não é budismo tibetano.

Quando a NKT tornou-se a União Budista Kadampa Internacional, registrada legalmente de acordo com a lei inglesa, ela se tornou uma tradição budista legalmente independente. A principal razão que fez com que a NKT – IKBU escolhesse registrar-se como tradição budista independente foi o fato de que existem muitos problemas políticos no budismo tibetano. Esses problemas ocorrem devido à mistura do Dharma com política, com elevados lamas usando o sagrado Dharma dos ensinamentos de Buda para objetivos políticos. A NKT quer que o sagrado Dharma esteja livre desses problemas políticos.

O propósito da NKT – IKBU é preservar e promover a essência dos ensinamentos de Buda, de uma forma que seja adequada ao mundo e estilo de vida modernos.
Por que precisamos estudar e praticar os ensinamentos de Buda?

Há três razões: para desenvolver nossa sabedoria, cultivar um bom coração e para manter um estado mental pacífico. Se não nos empenharmos para desenvolver nossa sabedoria, permaneceremos sempre ignorantes da verdade última – a verdadeira natureza da realidade. Embora queiramos ser felizes, nossa ignorância nos leva a cometer ações não virtuosas, que são a causa principal de todo o nosso sofrimento. Além disso, se não cultivarmos e não mantivermos um bom coração, nossa motivação egoísta destruirá a harmonia e os bons relacionamentos com os outros. Não teremos paz interior nem qualquer chance de obter felicidade pura. Sem paz interior, a paz exterior é impossível.

Se nossa mente não for pacífica, então, mesmo que tenhamos condições ideias, descobriremos que não somos felizes. Por outros lado, quando experienciamos estados mentais pacíficos, podemos ser felizes mesmo quando nossas condições exteriores são ruins. Portanto, o desenvolvimento dessas qualidades é de fundamental importância para a nossa felicidade diária e para a sociedade em geral.

 

A linhagem da NKT – IKBU veio originalmente de Buda, o fundador do Budismo, e foi transmitida através de uma secessão ininterrupta de mestres budistas a Je Tsongkhapa (1357-1419), que foi uma manifestação do Buda da Sabedoria. Je Tsongkhapa viveu numa época em que, embora o budismo parecesse estar, de um ponto de vista externo, florescendo no Tibete, de fato sua essência espiritual estava sendo destruída, devido à confusão que reinava sobre a doutrina e a prática.

Por meio de ensinamentos e escritos de uma clareza e abrangência sem paralelos, de um exemplo pessoal imaculado e incansável energia, Je Tsongkhapa revitalizou sozinho o budismo no Tibete, dando-lhe uma nova apresentação que tem permanecido até os dias de hoje. Muitos praticantes qualificados e eruditos de todas as demais tradições budistas tibetanas respeitam e apreciam profundamente Je Tsongkhapa.

Os livros de Je Tsongkhapa são comentários aos ensinamentos de Buda Shakyamuni, e os vinte e um livros de Geshe Kelsang Gyatso são comentários aos ensinamentos de Je Tsongkhapa. Os livros de Geshe Kelsang Gyatso – desde os mais acessíveis para iniciantes, até os que apresentam explicações detalhadas e lúcidas sobre as profundidades da filosofia budista – formam a mais abrangente apresentação do caminho budista à iluminação disponível em qualquer língua ocidental. Geshe Kelsang é o único lama tibetano que forneceu uma completa reapresentação do caminho budista de acordo com as necessidades e tendências do mundo moderno.

 

Espiritualmente, todos os Centros da NKT – IKBU seguem a mesma direção e, juntos constituem a família da Nova Tradição Kadampa. O estatuto da entidade beneficente NKT – IKBU faz com que seja impossível que a NKT – IKBU torne-se uma organização com fins lucrativos. Ela permanecerá sempre uma associação de Centros de Dharma independentes, unidos por um caminho espiritual comum.

 

O que a NKT ensina?
Geshe Kelsang concebeu três programas de ensinamentos budistas, e todos os Centros da NKT – IKBU oferecem pelo menos um deles. Esses programas – denominados Programa Geral, Programa Fundamental e Programa de Formação de Professores – constituem o coração da NKT – IKBU e são o que distinguem a Nova Tradição Kadampa de outras tradições.

O Programa Geral (PG) introduz a visão, meditação e prática budistas básicas adequadas para iniciantes. Inclui também ensinamentos avançados e práticas tanto Sutra como de Tantra para praticantes com mais experiência.

O Programa Fundamental (PF) fornece uma apresentação sistemática de temas específicos do budismo mahayana para habilitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do Budismo. O Programa abrange os seguintes cinco temas, fundamentados nos ensinamentos de Buda e nos correspondentes comentários de Geshe Kelsang:

• As Etapas do Caminho à Iluminação, com base no comentário Caminho Alegre da Boa Fortuna;
• Treino da Mente, com base nos comentários Compaixão Universal e Oito Passos para a Felicidade;
• O Sutra do Coração, com base no comentário Contemplações Significativas;
• Os tipos de Mentes, com base no comentário Entender a Mente.

O Programa de Formação de Professores (PFP) fornece uma apresentação mais extensa de temas específicos do budismo mahayana, a fim de habilitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do Budismo e treinarem-se como professores qualificados da Nova Tradição Kadampa.

O Programa abrange doze temas, com base nos ensinamentos de Sutra e de Tantra de Buda e nos comentários correspondentes de Geshe Kelsang. Os participantes devem também observar determinados compromissos relativos ao seu comportamento e estilo de vida, e devem completar um determinado número de retiros de meditação.

Em geral, “Geshe” significa “Amigo Virtuoso”. Venerável Geshe Kelsang Gyatso estudou durante muitos anos para ser um Geshe, primeiramente no seu monastério local, chamado Jampa Ling, e depois na Universidade Monástica Tashi Lunpo; nesse período, ele passou por dois exames. Um deles foi de memorização, e o outro foi o exame propriamente dito.
Pouco depois, as pessoas começaram a se referir a ele, publicamente como “Geshe”.
Mais tarde, ele ingressou no monastério Sera Je, próximo a Lhasa, e prosseguiu em mais estudos relacionados ao treinamento de Geshe. Depois, na índia, enfatizou principalmente a prática de retiros de meditação. Enquanto vivia nas montanhas, próximo a Dalhousie, no norte da índia, recebeu uma carta do Monastério Sera Je, no sul da índia, encorajando-o a fazer um exame. Desta vez, ele não compareceu, porque ouvira dizer que um sistema de exame recém-criado havia sido introduzido e ele não concordava com esse novo sistema.
No entanto, em 1973 ele compareceu à sua Cerimônia de Geshe no monastério de Sera Je, fez extensas oferendas a milhares de monges e recebeu um “khatag” tradicional especial, indicando que fora reconhecido como um Geshe.

budismo kadampa
Quem pode participar da NKT – IKBU?

Qualquer pessoa que tenha o desejo de estudar em qualquer dos três programas de estudo da Nova Tradição Kadampa pode participar da NKT; não há discriminação e todos são bem-vindos.

Como vivem os praticantes da NKT?
Os estudantes dos Centros de Dharma da NKT podem viver no Centro, se este for residencial, ou viver independentemente em suas próprias casas. As pessoas tem total liberdade de escolha sobre sua moradia. Os estudantes da NTK devem se sustentar financeiramente, como de costume.

Como a NKT é financiada?
Os custos dos Centros da NKT e suas filiais são financiados por aulas, cursos e retiros; e nos Centros residenciais, os quartos são alugados. De acordo com os estatutos dos Centros da NKT, nenhuma renda, honorário ou bens de qualquer Centro pode ser pago a título de lucro ou rendimento para seus diretores, administradores, professores ou membros, nem para qualquer pessoa individualmente.

Todos os anos, pessoas do mundo inteiro reúnem-se nos Festivais Internacionais de Verão e Primavera da NKT – IKBU no Centro de Meditação Kadampa Manjushri, no Reino Unido, para receberem ensinamentos e participarem de sessões de meditação.

Há também Festivais e Celebrações de Dharma em muitos outros países do mundo todo. Esses eventos são considerados como férias espirituais, onde as pessoas podem quebrar sua rotina para estudar e praticar em um ambiente especialmente descontraído.

O excedente da renda dos Festivais e Celebrações de Dharma, dos Departamentos Editoriais (Editoras Tharpa) e dos Centros de Dharma – em particular dos Centros de Meditação Kadampa e Centros Internacionais de Retiro – e hotéis Kadampa, é inteiramente doado para o desenvolvimento do Projeto Internacional de Templos da NKT – IKBU, apenas para serviço ao público. No futuro, tais fundos continuarão a ser doados para o mesmo propósito.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *