O que é meditação?

Meditação é um método para familiarizar nossa mente com virtude. Quanto mais familiarizada com virtude nossa mente estiver, mais calma e pacífica ela se torna. Quando nossa mente está em paz estamos livres de preocupações e desconforto mental e experienciamos verdadeira felicidade.

O propósito da meditação é cultivar os estados de mente que são favoráveis à paz e ao bem-estar e erradicar aqueles que não o são.
Se examinarmos nossa vida, descobriremos que a maior parte do nosso tempo e energia são devotados às atividades mundanas, como buscar segurança material e emocional, desfrutar de prazeres sensoriais ou construir uma boa reputação.

Embora essas coisas possam nos fazer felizes por pouco tempo, elas não são capazes de nos dar o contentamento duradouro que almejamos. Cedo ou tarde, nossa felicidade se converte em insatisfação, e nos vemos envolvidos na procura de mais prazeres mundanos.

Direta ou indiretamente, prazeres mundanos causam-nos sofrimento mental e físico por estimularem apego, inveja e frustração. Ademais, a tentativa de satisfazer nossos próprios desejos, frequentemente nos põe em conflito com os outros.

Se verdadeira satisfação não pode ser encontrada em prazeres mundanos, onde ela pode ser encontrada? Felicidade é um estado mental, portanto a verdadeira fonte de felicidade está na mente, não em circunstâncias exteriores.

Se nossa mente estiver pura e em paz, seremos felizes, independente das nossas condições exteriores; mas se ela estiver impura e agitada, nunca encontraremos felicidade, por mais que tentemos mudar nossas condições exteriores.

O método para tornar nossa mente pura e serena é treinar meditação.

Benefícios da Meditação

Se praticarmos pacientemente dessa forma, gradualmente nossos pensamentos distrativos vão ceder e experimentaremos um sentimento de paz interior e descontração.
Nossa mente sentir-se-á lúcida e ampla e sentir-nos-emos renovados. Quando o mar está agitado, os sedimentos são revolvidos e a água se turva, mas basta o vento abrandar para que o limo, aos poucos, assente e a água volte a ficar clara.

Do mesmo modo, quando nos concentramos na respiração e o incessante fluxo de pensamentos distrativos é abrandado, nossa mente torna-se muito lúcida e clara. Devemos permanecer nesse estado de “calmaria mental” durante algum tempo.
Embora a meditação na respiração seja apenas um etapa preliminar da meditação, ela pode ser muito poderosa. A partir dessa experiência, podemos ver que um simples controle mental basta para sentirmos paz interior e satisfação, independentemente das condições exteriores.

Quando a turbulência dos pensamentos distrativos baixa e a mente fica parada, uma profunda felicidade e contentamento brotam naturalmente em nós. Essa sensação de contentamento e bem-estar ajuda-nos a lidar com as tarefas e dificuldades da vida diária.
Grande parte de nosso estresse e tensão provêm de nossa própria mente e muitos dos problemas que enfrentamos, inclusive os de saúde, são causados ou agravados por esse estresse. Uma simples meditação respiratória, feita todos os dias, durante dez ou quinze minutos, poderá reduzi-lo.

Vamos experimentar uma mente calma e espaçosa e muitos de nossos problemas corriqueiros vão desaparecer. Conseguiremos lidar melhor com situações difíceis e, naturalmente, sentir-nos-emos mais calorosos e positivos com as outras pessoas, melhorando assim nossas relações.

Fonte: kadampa.org